O Detran do Rio de Janeiro vai implantar um sistema de identificação por digitais para tornar mais segura a emissão da carteira de motorista. Se funcionar, o sistema poderá ser adotado em todo o Brasil.
O candidato que quer tirar a carteira de habilitação começa o processo apresentando os documentos. Agora, um sensor passou a colher o que é impossível de falsificar: as digitais de cada pessoa. O novo sistema passa a acompanhar a pessoa a cada aula das auto-escolas. Comprar carteira e todo o esquema de corrupção pode acabar.
O sistema monitora o aluno da hora em que ele entra na auto-escola até a hora que sai da aula. O conteúdo da aula também é analisado.
"Muitos candidatos não freqüentavam as 30 aulas teóricas e as 15 aulas práticas exigidas por lei", afirma Antônio Francisco Neto, diretor do Detran-RJ. "Com essa tecnologia é impossível que eles tirem a carteira sem cumprir a legislação."
Este novo esquema começa a ser implantado no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (28). Existe a possibilidade do sistema ser ampliado para todo o Brasil. O que se pretende é que uma maior segurança na formação do motorista gere maior segurança nas ruas e um número menor de acidentes de trânsito.
Fonte: G1, com informações do Jornal Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário