quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Corolla e Vectra mostram suas armas para conquistar o comprador

Rio - O duelo que preenche essas páginas entre o Chevrolet Vectra e o Toyota Corolla trata basicamente do tangível contra o intangível, real versus abstrato. Numa comparação de estilo, item primordial para as compras emocionais, que são muitas no Brasil, o Vectra sai na frente por ter um design mais moderno e alguns mimos interessantes a bordo. Mas, ao sentar no banco do motorista e girar a chave, o Corolla mostra porque é o carro mais vendido do mundo e ganha de goleada do seu rival em desempenho e dirigibilidade.
Equipado com um motor 2.0 Flex que gera 128 cv de potência, o Vectra Elite tem bom desempenho na fase inicial, mas o câmbio automático de quatro marchas demora um pouco nas retomadas, pois o conversor de torque da transmissão parece não casar exatamente com as rotações e taxa de compressão elevadas do motor. Isso pode ser percebido nas ultrapasagens e, principalmente, no consumo, que é de 5,9 km/l de álcool, média bastante elevada para um 2.0. Já no Corolla SE-G, o 1.8 Flex tem litragem menor, mas é mais eficiente e exibe 136 cv de força máxima. E isso confere ao sedã japonês um desempenho melhor em todas as faixas de giro — e o câmbio automático de quatro velocidades atende prontamente os pedidos do motor.
Ao volante, as duas direções são precisas, mas o conjunto suspensivo do Corolla é um pouco mais eficiente e absorve as irregularidades do piso com mais suavidade, além de garantir mais estabilidade em curvas. Já os freios são melhores no Vectra. Por dentro, os bancos do Toyota acolhem melhor os passageiros e o espaço interno na frente e atrás também é maior. Contudo, no quesito design interno, o Vectra dá uma 'surra' no Corolla, que mantém um habitáculo racional e um tanto careta. Outros detalhes internos, por sua vez, dão pontos democraticamente: o ar-condicionado do Corolla é melhor, mas o Vectra ganha na qualidade e potência do som.


COROLLA VENCE DISPUTA, MAS COBRA CADA CENTAVO
O Vectra tem o design mais acertado e o Corolla é melhor no desempenho e dirigibilidade. Mas, na lista de equipamentos e preço, o modelo da Toyota perde força para o apelo ao bolso do sedã da GM. O Vectra vem com alarme, trio elétrico, airbags frontais e laterais, faróis de neblina, freios com ABS e EBD, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado, coluna de direção regulável, piloto automático, direção hidráulica, banco do motorista com ajustes elétricos, computador de bordo com sete funções, CD Player com leitor de MP3, sensor de chuva, teto solar elétrico e navegador GPS. Tudo isso por R$ 77.992. Já o Corolla tem lista de equipamentos parecida (não tem GPS, mas vem com faróis de xenon) e sair por quase R$ 10 mil a mais: R$ 87.675 — fora os R$ 925 da pintura metálica. E o Toyota ainda perde também no tamanho do porta-malas: 470 litros contra 526 litros do Vectra.

Fonte: Jornal O DIA

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