sábado, 10 de maio de 2008

Os suíços estão abusados

O Weber nasce para quebrar recordes e ultrapassar os grandes superesportivos

Luiz Almeida

Rio - O mais veloz e mais rápido carro do mundo. É o que promete a Weber Sportcars, marca suíça que acaba de apresentar o superesportivo de rua F1. Dono de um visual agressivo, que realça o apelo pela velocidade, mas que tem gosto muito questionável, o modelo chama atenção mesmo é pelo que esconde debaixo do capô.

Equipado com um V8 7.0 litros, o Weber F1 desenvolve 900 cv — a relação peso/potência é 1,22 kg/cv, número digno de uma moto esportiva. Tal vigor faz o carro cumprir o 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, mesmo índice do Bugatti Veyron, e atingir a velocidade máxima de 420 km/h — mais que os 413 km/h do Ultimate Aero TT. A potência é gerenciada por uma transmissão semi-automática de seis marchas, com trocas no volante.

Tanto ímpeto, porém, requer equipamentos de segurança que não deixem na mão os dois ocupantes. Por isso, a Weber adotou distribuição dos 1.100 kg em 50% no eixo dianteiro e 50% no traseiro, o que torna o carro mais estável, além de freios a ar, airbags e cintos de seis pontos, entre outros. Tudo isso custa 1,6 milhão de francos suíços, o que dá pouco mais de R$ 2,5 milhões.

Nenhum comentário: