sábado, 2 de agosto de 2008

Fiat quer ter grife de moda masculina

HÁ POUCO TEMPO, O estilista João Carlos Camargo foi sondado pela Fiat. O motivo? Desenvolver roupas de alfaiataria masculina para a grife de moda que a montadora está, aos poucos, lançando no mercado. Criada há dois anos, desde que a empresa começou a ser uma das patrocinadoras oficiais da São Paulo Fashion Week, a Fiat Fashion Innovation Attitude oferece peças de vestuário para um público mais descolado, entre 24 anos e 35 anos, e vende nos espaços do evento. Agora, a Fiat quer mais. Vai trazer, em setembro, o carro Línea, que concorrerá, num segmento mais luxuoso, com veículos da estirpe do Toyota Corolla e do New Civic, da Honda. É aí que Camargo entraria: criando roupas para este público em potencial. A idéia inicial é mostrar, no mesmo evento, o Línea e a nova coleção de roupas. Camargo afirma apenas que houve a procura, mas nenhum fechamento de contrato. A assessoria da Fiat, por sua vez, informa que a companhia fez a sondagem, mas que não existe nada de concreto. O diretor de relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco, responsável pelas negociações, está de férias.

O fato é que Camargo poderia se encaixar no que a montadora quer. Aos 32 anos, ele é considerado uma dos mais promissores estilistas de sua geração e seus ternos, com preços que variam de R$ 3 mil a R$ 26 mil, conquista ram um público que tem poder de compra. Segundo ele, entre seus quase 1,5 mil clientes transitam desde o músico sertanejo Leonardo até executivos do porte do presidente da Claro, João Cox. E, apesar do preço, sua produção mensal - quase que artesanal - de 100 ternos por mês está toda vendida. "Por causa do cuidado com o acabamento, o corte e os tecidos, demoramos quase 30 dias para fabricar um terno", comenta. Invariavelmente há um cliente transitando na sua loja, de 220 metros quadrados, no bairro Itaim, em São Paulo. Entre uma prova e outra, ele sempre oferece um cappuccino no lounge de teto transparente. Em outubro, lança uma loja no Distrito Federal. E quer investir também no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. "Pretendo ser a maior e melhor alfaiataria que este País já teve." Um contrato com a Fiat daria um empurrão e tanto nesse projeto.

A experiência seria a continuação de um trabalho iniciado há dois anos pela montadora. "Os conceitos de inovação e modernidade vieram para ficar no segmento de moda da Fiat", explica Peter Gaul, sócio do escritório de design especializado em moda quando resolveu patrocinar o maior evento de moda do País, a Fiat procurou os jovens designers para saber como se comunicar com este segmento. Foram eles quem criaram o conceito Fashion Inovation Attitude, em 2006. A equipe desenhou o lounge, fez a campanha impressa e as vinhetas eletrônicas, os brindes e desenhou os uniformes dos promotores. A partir daí, os responsáveis pela nova marca convidaram estilistas de renome para gerar peças de moda. Na última edição, em junho, um dos produtos mais vendidos foram as camisetas criadas por cinco estilistas, entre eles Nelson Alvarenga, da Ellus e 2nd Floor. "A marca Fiat tem investido em design, qualidade e ineditismo para os jovens até 35 anos, super-receptivos às novidades. E estes valores estão em sinergia conosco", afirma o diretor de marketing da Ellus e 2nd Floor, Alexandre Frota. Entre as novidades deste ano também estão jaquetas femininas e masculinas, vestidos, tênis e boinas criadas pelo estúdio e que devem ser comercializadas em pontos-de-vendas multimarcas ou da própria Fiat.

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