quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Por que os sedãs não têm limpador de pára-brisas traseiro?

Ricardo Lopes da Fonseca Especial para o G1

Foto: DivulgaçãoO Audi Q7 é um utilitário esportivo, também conhecido por SUV (Foto: Divulgação)

Centenas de internautas enviaram perguntas para na reportagem do tira-dúvidas de carro publicada pelo G1 no domingo (10) sobre carrocerias. Conhecer bem este tema é importante para não comprar gato por lebre. Na nota fiscal e, depois, no documento do carro, devem estar especificadas a versão e a carroceria do modelo. O cuidado a tomar é que, conforme a variação da carroceria, o preço difere. E alguns 'espertinhos' colocam à venda um carro de carroceria X pelo preço de carroceria Y.

Quem responde as dúvidas dos internautas sobre carrocerias é o jornalista Ricardo Lopes da Fonseca, que estuda sobre mecânica há mais de duas décadas e já se aventurou como piloto participando até do Rali Paris-Dakar. O G1 agradece aos internautas que enviaram perguntas e selecionou alguns temas para tirar as dúvidas. Veja os esclarecimentos:

Gostaria de saber se a Fiat Strada cabine estendida pode transportar pessoas no banco traseiro?

Além de contar com o cinto de segurança individual para transportar passageiros, o carro precisa de um banco adequado. No caso da Strada não há esse banco, como acontece, por exemplo, em picapes maiores como Dodge Dakota e Ford Ranger – ambas com cabine estendida e bancos laterais escamoteáveis. Mesmo assim, são bancos minúsculos que comportam apenas crianças. A cabine estendida da Fiat Strada serve apenas para carregar bagagem.

Por que os carros sedã não possuem limpador de pára-brisa na traseira?
De acordo com as áreas de engenharia da maioria das marcas, os sedãs não precisam do limpador traseiro porque a aerodinâmica desse tipo de carroceria reduz o acúmulo de sujeira e água no vidro de trás de forma satisfatória. Outro ponto que define essa ausência é a pouca viabilidade de instalação do acessório, que exigiria diversas alterações nas características do carro, além de ocupar espaço no porta-malas.

 Foto: Divulgação

Novo Gol tem a mesma plataforma do Polo (Foto: Divulgação)

O Novo Gol tem a mesma plataforma do Polo. O que é a plataforma de um carro?

Plataforma é a base do carro, ou seja, onde tudo começa a ser montado no processo de fabricação de um automóvel, seria o 'alicerce' do automóvel. Envolve assoalho, suspensão, compartimento do motor e, muitas vezes, os sistemas elétricos e de refrigeração, além do motor e câmbio. Compartilhar a plataforma significa dizer que os carros serão como “irmãos”, pois terão a mesma característica estrutural, como a distância entreeixos. O que irá diferenciá-los, será a aparência da carroceria, o nível de acabamento e os acessórios oferecidos. É uma forma de as fábricas reduzirem os custos de desenvolvimento e também um método para otimizar a linha de produção.

Estou em dúvida sobre qual é a carroceria do Passat TS duas portas, hatchback ou fastback ?

O Passat é um carro médio caracterizado como dois volumes e meio. O Passat de duas portas, cuja tampa traseira dava acesso ao interior, é um fastback. Apesar de o carro comercializado aqui no Brasil ser uma versão inspirada no sedã Audi 80, a versão TS chegou a ser enquadrada como cupê, dada sua denotação esportiva. Houve muita confusão quando apresentada a versão de quatro portas, uma vez que o porta-malas não se interligava com a área interna, o que poderia ser interpretado como sedã. Entretanto, de acordo com a Volkswagen, nunca foi produzido um Passat sedã no Brasil.

Gostaria de saber onde se enquadra o Fox e por quê?
O Volkswagen Fox é um carro de dimensões compactas e, por isso, não é chamado de monovolume nem minivan (que tem posição de dirigir mais alta). A definição da carroceria desse modelo é hatchback, uma vez que a traseira é cortada em uma única linha.

 Foto: Divulgação

O Fusca tem três compartimentos distintos e, por isso, é um sedã (Foto: Divulgação)

Qual o tipo de carroceria do Fusca?

A definição oficial do Fusca é sedã, que, inclusive, está estampada no documento do carro. Apesar de suas linhas induzirem outras interpretações, pois o desenho do carro é único, ele se enquadra no segmento dos sedãs já que tem três compartimentos distintos. A diferença é que o porta-malas, ao invés de ser na traseira, como nos sedãs tradicionais, fica na parte frontal – e vice-versa com relação ao motor.

O que é um veículo SUV?

O termo SUV é abreviatura de "Sport Utility Vehicle”, muito usado pelos norte-americanos para designar caminhonetes e seus derivados. A tradução livre, em português, é utilitário esportivo. São carros grandes, de aparência robusta e com tração nas quatro rodas. Podem ser consideradas grandes peruas, pois geralmente são station wagons derivadas de picapes médias ou grandes.

Cupê são os carros com denotação esportiva de duas portas e três volumes, mas onde se enquadra o Mercedes-Benz CLS e outros cupês de quatro portas?
Há algumas situações em que a própria fábrica define os carros da mesma linha em segmentos diferentes como, por exemplo, o Tempra. A Fiat brasileira classificou o carro como um sedã de quatro portas, mas enquadrou-o como cupê na versão de duas portas. Já o A Mercedes-Benz CLS é considerado pela fábrica alemã um modelo cupê de quarto portas - tendo como regra a definição da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), que define um cupê de acordo com seu espaço interno. 
O Gol "bola", o Celta e o Palio são hatches. Mas e o Gol quadrado, é hatch ou fastback? E o Monza conhecido como hatch, também é um fastback?

O Gol quadrado é definido pela VW com um hatchback e o Monza conhecido como hatch é um exemplo de notchback. Às vezes, é comum um carro ter o nome de um segmento, mas estar enquadrado em outro. Isso acontece bastante com os carros conversíveis. Muitos são conhecidos como Cabriolet, mas como não possuem santantonio, na prática, são apenas conversíveis.

Fonte: G1

Nenhum comentário: