quarta-feira, 16 de abril de 2008

Carro novo a preço de banana

Rio - Quando a esmola é demais, o santo desconfia. No mercado de automóveis, esse ditado pode ser adaptado para os carros que são oferecidos com grandes descontos de uma hora para outra. Nesse caso, há duas prováveis hipóteses: ou os veículos não andam lá muito bem e as montadoras criam artifícios para alavancá-los ou os modelos estão prestes a ganhar novas gerações e, por isso, são “liquidados” por quantias mais baixas do que se pedia antes.

É o caso de Ford Focus, Peugeot 206 e até da antiga geração do Toyota Corolla, que deu lugar ao modelo novo, apresentado em 26 de março, mas ainda tem alguns exemplares à disposição em concessionárias do Brasil. A “velhinha” Parati, com futuro incerto e seguro caro, também entra na dança. A boa notícia é que os descontos podem valer a pena para quem busca custo/benefício e vai ficar com o carro por um bom tempo.

O hatch da Ford, que dará lugar ao modelo lançado na Europa até o final deste ano – é provável que a novidade esteja no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro –, pode ser adquirido com descontos de quase R$ 7 000 na versão 2.0 l automática. Tabelada em R$ 69 625, a 2.0 l Ghia do Focus é vendida por até R$ 63 000 com esse câmbio em algumas concessionárias. O mais curioso é o que acontece com o Focus 2.0 GLX: a versão automática é encontrada quase pelo mesmo preço da manual: enquanto a primeira, com valor de R$ 54 520, sai por volta de R$ 53 000, a segunda, de R$ 57 665, custa em torno de R$ 52 500 na prática.

Outro modelo que vem fazendo a festa de quem procura por custo/benefício acima de tudo é o Peugeot 206 – o hatch feito em Porto Real, RJ, dará lugar a um “206 e ½”, que terá visual do 207 e estrutura do modelo atual, no segundo semestre. A versão Sensation 1.4 Flex, cotada a R$ 32 300 no site da marca francesa, é achada por cerca de R$ 28 000 em algumas lojas, um desconto de R$ 4 300 (15,35%). A opção Presence 1.4 Flex, que conta com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos e faróis de milha, sai por uma média de R$ 37 000, valor R$ 3 600 mais em conta que o divulgado. Também é possível fazer bom negócio no 206 com câmbio automático, oferecido “gratuitamente” pela Peugeot: dos R$ 49 600 fixados, o valor cai para R$ 45 990.

O Corolla, cuja nova geração já está nas lojas, ainda pode ser encontrado em algumas autorizadas com um bom desconto. A versão SE-G, top de linha e tabelada em R$ 80 871, foi cotada por cerca de R$ 73 000 em algumas concessionárias. O novo Corolla, vale lembrar, custa R$ 87 300 nessa versão.

Gol e Parati

Os modelos da Volkswagen vivem situação oposta: o Gol, que ganhará uma geração completamente nova em meados de junho, continua vendendo como pãozinho quente e não teve grandes reduções de preço. A versão 1.6 Plus, que na tabela da marca custa R$ 35 130, é encontrada nas concessionárias por preços que variam de R$ 33 000 a R$ 35 000, ou seja, seguem a tendência de mercado de descontos em torno de 5% do preço sugerido para o praticado em carros que já não são novidade.

A Parati, porém, já dá sinais de idade. Com o crescimento da “irmã” SpaceFox e o lançamento da nova linha Gol, não se sabe o que será feito dela e, ao que tudo indica, seu fim está próximo. Somado a isso o alto preço do seguro, os descontos encontrados fazem sentido. A Parati 1.6 Plus com módulo Trend foi cotada por cerca de R$ 35 000, enquanto seu preço de tabela indicado pela Volkswagen é de R$ 39 325.

Mesmo prestes a ganhar novas gerações, as atuais podem ser bons negócios para quem busca custo/benefício. Só é preciso lembrar que, para não perder o que “ganhou” com os descontos, o comprador deve permanecer alguns anos com o carro na garagem.

As informações são do Terra

Nenhum comentário: