domingo, 27 de abril de 2008

Detran vai testar sistema de identificação por digitais

O Detran do Rio de Janeiro vai implantar um sistema de identificação por digitais para tornar mais segura a emissão da carteira de motorista. Se funcionar, o sistema poderá ser adotado em todo o Brasil.

O candidato que quer tirar a carteira de habilitação começa o processo apresentando os documentos. Agora, um sensor passou a colher o que é impossível de falsificar: as digitais de cada pessoa. O novo sistema passa a acompanhar a pessoa a cada aula das auto-escolas. Comprar carteira e todo o esquema de corrupção pode acabar.

As escolas que fazem um trabalho correto apóiam a medida. O número máximo de alunos por sala de aula e dedicação exclusiva do instrutor serão também novas exigências. O aprendizado ficará registrado na central do Detran-RJ.

O sistema monitora o aluno da hora em que ele entra na auto-escola até a hora que sai da aula. O conteúdo da aula também é analisado.

"Muitos candidatos não freqüentavam as 30 aulas teóricas e as 15 aulas práticas exigidas por lei", afirma Antônio Francisco Neto, diretor do Detran-RJ. "Com essa tecnologia é impossível que eles tirem a carteira sem cumprir a legislação."

Este novo esquema começa a ser implantado no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira (28). Existe a possibilidade do sistema ser ampliado para todo o Brasil. O que se pretende é que uma maior segurança na formação do motorista gere maior segurança nas ruas e um número menor de acidentes de trânsito.

Fonte: G1, com informações do Jornal Nacional.

Nenhum comentário: