quarta-feira, 23 de abril de 2008

Toyota supera GM nas vendas mundiais de carros no trimestre

A montadora japonesa Toyota superou a americana General Motors como a empresa que mais vendeu carros no mundo no primeiro trimestre do ano. A Toyota vendeu um recorde de 2,41 milhões de veículos nos três primeiros meses de 2008 (aumento de 2,7% em relação ao mesmo período de 2007), enquanto a General Motors vendeu 2,25 milhões de veículos neste período.

A Toyota quer agora terminar o ano como maior vendedor de carros do mundo, superando a General Motors que domina o mercado mundial há 77 anos. No primeiro trimestre de 2007, a empresa japonesa também havia superado a fabricante norte-americana (2,3 milhões x 2,26 milhões), mas acabou o ano em segundo lugar.



Considerando apenas o mês de março, no entanto, houve uma redução de 0,3% nas vendas, que representaram 960 mil unidades. Essa foi a primeira queda em quase seis anos, e foi vista como reflexo da desaceleração econômica nos Estados Unidos.

Já a General Motors informou que suas vendas diminuíram um pouco menos de 1% por causa de resultados negativos nos Estados Unidos.

Meta é superar marca no ano

A Toyota está a caminho de se transformar na maior fabricante de automóveis do mundo em vendas este ano.

No primeiro trimestre, a Toyota aumentou suas vendas na China e no Oriente Médio, mas reduziu seu volume nos EUA e no Japão.

Um porta-voz da companhia afirmou que, por enquanto, a Toyota não reduzirá a projeção de vendas para este ano, que está em 9,85 milhões de unidades.

No ano fiscal concluído em 31 de março, a Toyota aumentou suas vendas globais em 4,7% em relação ao ano passado, somando 9,43 milhões de unidades.

Disputa acirrada

Em 2007, as vendas globais da Toyota totalizaram 9,366 milhões de veículos. O volume foi de 3 mil veículos menor que os 9.369.524 comercializados no mesmo período pela General Motors, a maior fabricante de automóveis do mundo há 77 anos. Em janeiro, a Toyota havia anunciado que tinha superado as vendas da General Motors em 2007, mas depois retificou os números, continuando em segundo lugar.

Do G1, com informações da Efe

Nenhum comentário: